domingo, 6 de fevereiro de 2011

GERAÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO

Olá, estou aqui para falar de um assunto que está sendo muito comentado ultimamente, o conflito das gerações no mercado de trabalho. Isso torna-se mais claro quando conhecemos as características de cada uma das 4 gerações (Baby boomer, X, Y e Z)
Baby boomers: Otimistas em relação à mudança do mundo político viveram uma fase de engajamento contra ditaduras e poderes tiranos. valorizam o status e o crescimento profissional. São políticos, formam alianças para atingirem seus objetivos, São responsáveis pelo estilo de vida que se tem hoje, de conquistas materiais, como casa, carro e acesso ao entretenimento, Funcionários fiéis às organizações em que trabalham, fazem vínculo com a empresa Necessitam de justificativas profundas e estruturadas para tomar  decisões
Geração X: Céticos e politicamente apáticos, refletem as frustrações da geração anterior e assumem a posição de expectadores da cena política. Gostam da informalidade no trabalho e buscam o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Sentem-se a vontade
com a tecnologia e já têm gosto pelo consumo de equipamentos eletrônicos. Não se fidelizam às organizações, priorizam os interesses pessoais e não vêem com bons olhos um currículo de 20 anos numa mesma empresa. Trabalham com entusiasmo quando possuem foco definido e têm necessidade de feedback.
Geração Y: Imediatistas e irreverentes, os representantes da Geração Y chegam ao mercado de trabalho para mostrar que falta de cerimônia pode ser excesso de competência. situação que acontece hoje nas empresas. Enquanto os chefes, boa parte da geração X (nascidos entre 1965 e 1977) e baby boomers (nascidos entre 1946 e 1977), aqueles que têm mais de 30 anos, espera uma atitude de certa reverência dos subordinados, quem está abaixo na hierarquia nem sempre associa cargo à autoridade. O respeito, para eles, está ligado ao talento e habilidades dos profissionais com quem trabalham. “As pessoas que eles admiram profissionalmente são quem eles tratam como ‘chefe’. Não basta a autoridade do cargo. É necessário merecer por outras vias
Uma das características da turma que está chegando às empresas é que levam para o trabalho o comportamento a que estão acostumados na casa dos pais. Falam de igual para igual mesmo com os chefes, assim como falam com os pais e nem sempre têm dimensão das consequências de seus erros. “Como estão acostumados ao computador e internet, tendem a ver seus erros como algo não muito importante, exatamente como acontece no video game, em que podem reverter facilmente o que fizeram
Geração Z: É a última geração que nasceram após 1994 e antes de 2004. Muitos deles estão em sua adolescência precoce e diferem da anterior geração de muitas maneiras.
Conforme investigação por esta geração pode ser um ativo grupo de consumidores. Tendo nascido durante o tempo do mercado consumidor e de terem acesso a quase todas as melhores coisas que o mundo tecnológico oferece. Eles têm acesso a quase tudo, como instrumentos de comunicação, internet celulares, MP3 players, iPods, etc. Eles são as crianças do mundo moderno e são também chamados a geração digital. Eles também estão a crescer num mundo de igualdade e crêem que os homens e mulheres são iguais.
Uma vez que eles estão levando vidas muito mais estruturadas do que qualquer dos seus antepassados, podem ser adultos responsáveis e também com altos valores sociais. Essa geração tem abraçado tecnologia e também são altamente dependentes dela. Eles estão mais inclinados para o mundo virtual e são menos propensos a ter a medidas extremas como o terrorismo. Se geração Z é moldado corretamente, eles podem conseguir muito mais do que as gerações anteriores utilizando os seus meios digitais. No entanto, por outro lado eles podem ser pobres, com habilidades interpessoais e, além disso, elas podem não dar demasiada importância aos valores familiares. Eles são muito individualistas em suas características.
Como vocês puderam observar as diferenças são extremamente significativas entre as gerações, mas até o momento as organizações tem conseguido gerenciar bem essas diferenças, pois é notável o crescimento e desenvolvimento das nos últimos anos.
Na minha modesta opinião a geração Y foi à grande responsável pela alavancagem no desenvolvimento das organizações, pois trouxe toda sua energia descontração e competência, transformando as organizações que antes tinham um estilo ditador (até porque as gerações X e Boomer sofreram grande influência do regime ditador), agora, a geração que ainda é uma incógnita para mercado de trabalho é a geração Z, pois como já citado anteriormente seus valores interpessoais são bastante questionáveis, porem suas habilidade tecnológicas são muito desenvolvidas, mas fica a dúvida, quais conseqüências essa mistura de habilidade tecnológicas > valores interpessoais trarão para as organizações?

Mateus Arantes

Fonte: Vários artigos relacionados e elaborado pelo autor

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