quarta-feira, 4 de maio de 2011

FESTIVAIS NACIONAIS

Olá, como estão?
Após algum período sem escrever volto para fazer mais um de meus comentários. Confesso eu que estava com alguns assuntos para compartilhar com vocês, mas não os escrevia, mas após receber email de um amigo me pedindo que escrevesse algo, me dando até o gatilho que espero há tempos para contar à farsa que é o PROUNI, resolvi escrever, mas ainda não é desta vez que falarei desta vergonha, prefiro falar sobre os festivais de musica que terão em Ribeirão Preto e Rio de Janeiro.
Não sei se você reparou que agora todos, ou a grande maioria dos festivais tem o nome “ROCK”, inclusive os quais eu falarei aqui “ROCK in Rio” “João ROCK”.
 O festival ribeirãopretano que já está em sua 10º edição este ano é a maior vergonha para nos que realmente gostamos de rock’n roll, seja você Punk, Headbanger, ou outro destes subgrupos fãs de boa musica e principalmente fã de rock’n roll, digo vergonha, pois com 10 edições do mesmo festival dariam para ter sido realizadas varias coisas que não  foram, como por exemplo trazer o maior numero de bandas do gênero a cidade, afinal é um festival de “rock”, mas aqui entre nós um festival que já teve ate Jorge Benjor da para ser chamado de qualquer coisa “ROCK”?, Mas se você vier com o argumento que vêem sim bandas de rock neste evento, até concordo, mas são sempre as mesmas bandas! Eles deveriam mudar só o ano no convite de tão parecido que são as atrações. Outra coisa que vale a pena ressaltar é que com tantas bandas de rock na cidade, nunca este evento promoveu os artistas locais, sei disso, pois toquei por um tempo em uma banda de rock e não tive noticia de ninguém da cidade que tocara lá. Outra grande decepção é que em dez edições não vieram artistas internacionais, e quero ressaltar que o P.O.D tocou na cidade a poucos dias, mas não venham com a conversa que é difícil, difícil é sim! Mas com boa vontade é possível. “Para finalizar sobre o “João”...” proponho a mudança de nome para “ João POP”, pois é o que parece o festival. Um festival que parece ter só um propósito: Dar lucro aos seus organizadores.
Já o “Rock in Rio” confesso que estou ansioso com a possibilidade de poder ir, mas o que dizer de um festival que divide as atrações por dia, como por exemplo: noite do “Pop” noite do “Metal” e varias outras. Mas acredito que esperar que fossem iguais são os festivais europeus onde pode se notar que muitas vezes não tem esta segmentação seria  esperar demais de um festival que leva o nome da Cidade do Rio de Janeiro e foi realizado por varias edições em Portugal e Espanha. Este festival também foi onde jogaram latas em Carlinhos Brow, onde vaiaram Britney Spears e onde também você encontra na lista de atrações Ivete Sangalo e Claudia Leite. O pior é ver os organizadores dizendo que foi idéia deles voltar ao Rio, mas o que dizem na imprensa é que a prefeitura do Rio ameaçou processá-los.
Finalizando acredito que “Rock” hoje em dia se tornou uma marca lucrativa sem domínio o que faz dela além de tudo barata, pois não é preciso pagar direitos autorais a ninguém para usá-la, a prova disto é o número de camisetas com a palavra “ROCK” estampada que se encontram nas ruas. Proponho também a mudança do nome dos festivais tirando a palavra “rock” haja vista que isto já é feito na Europa, posso até citar alguns como exemplo: Woodstock, Loolapalooza, Roskilde, entre outros.
Se você discorda de mim, por favor, faça seu comentário!
Abraço a todos
Lucas Pinheiro

Um comentário:

  1. A turnê do P.O.D. no Brasil infelizmente foi cancelada, mas disseram que será marcada uma nova data em breve. A banda era uma das principais atrações na Virada Cultural de São Paulo que "ficou na mão" na última hora.
    Aqui em Ribeirão o show prometia e muitos já estavam com o ingresso na mão quando começaram os boatos que não haveria tempo de montar as estruturas necessárias devido ao Carnabeirão que estava acontecendo no fim de semana anterior ao show da banda.
    Isso já era um pouco óbvio pois o Carnabeirão é um evento muito grande e sobrariam apenas dois dias para desmontar tudo e montar o palco do show. A data, com certeza, foi mal escolhida.

    Eu gosto de rock e sempre quero ir em um show ou outro, mas todos em São Paulo porque nesta cidade os shows de rock se condensam em um único dia do ano e em um único festival: João Rock.
    A cidade deixa de trazer bandas nacionais boas ao longo do ano para poder trazer tudo junto, conveniente isso não? Só se for para os organizadores do João Rock.
    O resultado disso é que ficamos o ano inteiro sem absolutamente nada e o que nos resta já não nos agrada como antes. Há tempos o João Rock não agrada a todos e é sim muito repetitivo em relação as atrações.

    Quanto ao Rock In Rio, foi a minha maior decepção. O festival que prometia tudo por estar voltando para o Brasil após 10 anos acabou com o nome prejudicado pela péssima organização.
    Primeiro de tudo: começaram a vender ingressos sem confirmarem todas as bandas que compareceriam ao evento.
    Segundo: limitaram o público a 100 mil pessoas por dia do festival.
    Terceiro: os ingressos foram colocados à venda e 4 horas depois já estavam esgotados para os dois principais dias, o Dia do Rock e o dia do Metal.
    Em menos de 24 horas todos os dias se esgotaram.

    Muita gente vai ficar sem poder ir devido à essa limitação. Por favor, eles não imaginaram que o evento atrairia um público tão grande? Claro que sim, depois de 10 anos sem termos um Festival deste porte no Brasil todos vão querer comparecer. O Rock In Rio tem uma marca muito forte, mas está deixando a desejar e muito.

    Não deu para eu comprar o ingresso e o resultado disso é que vou deixar de ver o show da minha banda favorita que marcou a história do Rock In Rio com o maior público do festival em 2001 no Brasil e que depois de 10 anos está voltando. Esta talvez fosse a minha única chance de vê-los e toda a esperança que eu tinha terminou em 4 horas.

    ResponderExcluir