quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Faça Diferente e de Forma Competente

O profissional de hoje vive em busca de diferenciais que valorizem o seu currículo. Para isso faz pós-graduação, MBA, cursos profissionalizantes e de idiomas, participa de workshops e por aí afora. É fato também que o mercado está à caça de pessoas especializadas nas mais diversas áreas de interesse de uma empresa. No entanto, é importante pensar que, além da necessidade de conhecimento técnico, corporações buscam pessoas que façam a diferença na forma como trabalham suas habilidades profissionais. "Fazer a diferença é dar aquela contribuição única, no momento certo, que gera os resultados esperados", afirma Gustavo G. Boog, coach, consultor de empresas, terapeuta organizacional e autor do livro Faça a Diferença.
"Aí está um dos grandes segredos do sucesso  profissional: fazer a diferença. Isso envolve uma série de possibilidades na forma peculiar de se trabalhar. Significa vasculhar possibilidades ao desempenhar uma função para que ela se torne mais eficaz e fazê-la dando o melhor de si. Desenvolver o dom de surpreender positivamente, com desenvoltura e profissionalismo, sempre permeado por muita competência, que é o que garante o sucesso dos profissionais que fazem a diferença", sentencia Boog.
Para chegar a esse patamar de excelência, o profissional deverá trabalhar sua autoestima, assumindo um papel ativo no meio em que se encontra. Além disso, o consultor de empresas aponta mais algumas características que devem estar presentes  na personalidade do  profissional de sucesso. "Apresente soluções e não problemas, procure estar sempre de bem com a vida, seja  entusiasmado, assuma a liderança, os riscos e, principalmente, procure ser assertivo".
Gustavo G. Boog compartilha ainda que  fazer a diferença está ao alcance de todos. "Qualquer pessoa pode fazer a diferença, se quiser", ou seja, "isso independe do nível hierárquico, podendo ser desde um vendedor, um garçom até o mais alto executivo de uma organização". Segundo ele, depende mesmo é da decisão de querer perpetuar uma  boa imagem onde se trabalha ou se vive cotidianamente. "As organizações, equipes e pessoas querem deixar a marca de sua identidade, o registro de sua competência e a contribuição de sua atuação única naquele lugar e momento. Até mesmo Steve Jobs, empresário e cofundador das empresas de informática Apple Inc e NeXT, expressou a importância, não apenas profissional, mas na vida pessoal também de fazer diferença, ao declarar: ‘Estamos aqui para fazer diferença no universo, se não, por que estar aqui?’".

Recebi esse texto e achei muito interessante.

Abraço a todos!

Mateus Arantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário