terça-feira, 12 de outubro de 2010

Reciclagem, economica e ambientalmente importante

Caros amigos venho levantar um fato me deixa intrigado pelo descaso que tratamos. O assunto de hoje será sobre o lixo reciclável, melhor, sobre a oportunidade perdida com o não aproveitamento desta “mina de ouro”
                Esse assunto me causa intrigas por estar fazendo um plano de negócios sobre ele, o plano consiste na montagem e estruturação de uma empresa de captação e seleção de materiais recicláveis, com isso levantamos alguns dados interessantes. Um deles é que somente na cidade de Ribeirão Preto são geradas cerca de 8 mil toneladas de materiais recicláveis por dia e em São Paulo são geradas 12.000 toneladas de materiais, dos quais somente 4% são reciclados.
                Hoje na cidade de Ribeirão Preto já existe um mercado ativo no ramo da reciclagem, com 17 cooperativas e algumas empresas maiores. Mas mesmo com esse numero de empresas atuantes o volume de materiais reciclados ainda é insignificante, principalmente se levarmos em consideração que o futuro depende disso.
                Vimos acima alguns dados da cidade de Ribeirão Preto (que não é um exemplo nesse assunto), imagine o quanto isso se amplia quando englobado o país inteiro, pois é a quantidade de materiais recicláveis gerada no país é muito maior que nossa capacidade de captação e com isso o Brasil perde cerca de 4,6 bilhões/ano por não reciclar tudo que poderia.
                O fato é que temos ai uma “mina de ouro” que enterramos todos os dias nos aterros sanitários e lixões pelo Brasil.
Como tenho comprovado em meu plano de negócios (TCC), atuar nessa área é extremamente viável, pois a matéria-prima (material reciclável) é barata e as usinas de reciclagens estão ociosas por falta de empresas suficientes para executar a captação e a seleção dos materiais.
Outro ponto importante que devemos levar em consideração é que não se trata apenas de negócios e sim de sobrevivência, pois precisamos tomar atitudes urgentes, porque quanto menos lixo reciclado mais perto do fim estará o nosso planeta.
Ajudem a salvar o meio-ambiente ganhando dinheiro, RECICLEM SEU LIXO.

Mateus Arantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário