quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Cultura Brasuka

No Brasil a mais de 500 anos existe uma cultura, que foi implantada logo após independência do Brasil ou até um pouco antes deste fato, esta cultura é o que a grande maioria do povo tem orgulho de chamar de “jeitinho brasileiro”.
Não sei se alguém já parou para pensar no que realmente é este tal “jeitinho”.  É jeito que a grande maioria da população tem de burlar todas as normas e regras, para levar vantagens sobre tudo.
Quando a criança nasce lhe é ensinado que se ela não passar a perna em alguém quando esta tiver a chance alguém ira fazer isto com ela. É de pensamentos como este que surgem as famosas expressões com, por exemplo, “O mundo é dos espertos” e tantas outras mais. Acredito que essa cultura se da ao fato de termos sido explorado durante tantos anos pelos portugueses, que achamos que todos querem nos passar pra trás e que por isso temos que fazer isso primeiro.
Você que esta nos lendo talvez pense que eu esteja falando que devemos ser todos “bobos”. Mas não imagine se em todo negócio que você fosse fazer você não tivesse que pensar que vão te passar pra trás como seria o país, imagine com seria comprar um carro, por exemplo, e não ter que se preocupar que o carro tem algum defeito que você não saiba ou que o carro não é tão econômico quanto estão dizendo.
Agora você também deva estar pensando “Eu sempre fui muito correto”, mas ai eu pergunto: algum dia você foi comprar alguma coisa e foi tão maltrato pelo vendedor, e na hora de pagar o mesmo lhe deu troco a mais e você pensou em ficar com o dinheiro, porque fora maltratado anteriormente?, Ou ainda algum dia fora você ao cinema e o filme era tão ruim que você trocou de filme no meio da seção? É este tipo de cultura de não devemos cultivar para que todos possamos progredir, porque afinal, “ O MUNDO NÃO É DOS ESPERTOS” é de todos.
Temos que implantar em nossas crianças que o legal e ser correto e não tentar levar vantagem em cima de tudo e de todos a qualquer custo, para que possamos mudar nossa cultura.

Lucas Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário