sábado, 26 de março de 2011

CRESCIMENTO URBANO?

Crescimento desordenado das cidades, todos sabemos que existe no Brasil, isso não é novidade para ninguém, então talvez você estejas pensando que vou começar um discurso sobre planejamento urbano, para que as cidades não sofram as conseqüências de tal crescimento, sim eu até poderia começar este post por este prisma, mas prefiro começar de outra maneira.
Acabo de ler uma matéria na Revista (Revide edição 53), que entre outras coisas diz que Ribeirão Preto foi à cidade do estado que mais cresceu nas ultimas décadas. Mas se você não mora na cidade com certeza pensou que isto é bom para a cidade, pois aumenta a arrecadação, aumenta o PIB da cidade e também entre outras coisas aumenta a geração de empregos, de certa forma há verdade nisso. Aumenta sim a oferta de emprego mas para pessoas qualificadas o que não é o caso da maioria das pessoas da cidade. A mídia por muito chamou Ribeirão Preto de a cidade de “Califórnia Brasileira” e agora nos chama de ”A TEXAS BRASILEIRA”, o que não é verdade, e isso nos trás muitos imigrantes de regiões do Brasil onde o nível de escolaridade é muito baixo, e chegando aqui percebem que a cidade não é tudo isso que ouviram, ai já e tarde demais para regressar aos seus estados de origem.
Em muitas vezes este crescimento desordenado faz com que o nível de criminalidade aumente e o número de favelas também, não sei se perceberam, mas falei de dois de nossos maiores problemas.
Não sei se também perceberam que eu não falei de São Paulo, mas o que eu pude ler é que a capital do estado já não cresce tanto como antigamente, será que é porque Governo e a população começaram a perceber as conseqüências de um crescimento desordenado?
A prefeitura RibeirãoPretana deveria começar a analisar e considerar todos os males de um crescimento desordenado, mas não pense também que conseguirá acabar com todos, pois uma cidade mesmo crescendo ordenadamente sofre com isso, mas acredito eu que muito menos do que as que crescem de maneira desordenada. É hora de pensarmos onde queremos viver nos próximos 10, 15, 20 anos. Pois nossa cidade esta sofrendo de uma disfunção hormonal que à deixa cada vez mais inchada e doente. Então eu pergunto QUAL É A CURA?   
Lucas Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário