terça-feira, 29 de março de 2011

O LÍDER DO FUTURO

Olá caros amigos, aqui estou mais uma vez para falar de um assunto muito interessante, LIDERANÇA, esse é um assunto que está em pauta em muitas empresas atualmente.
O grande desafio das empresas hoje é manter seus funcionários (que estão cada vez mais exigentes) motivados, sem perder o foco no resultado e sem aumentar os custos da empresa.
O colaborador motivado tem mais ânimo para prosseguir e crescer nos seus objetivos. A motivação faz com que o ele seja mais eficiente no trabalho, gerando mais resultados, e conseqüentemente, tornando-se uma pessoa mais tranqüila, segura e feliz, não somente enquanto trabalha, mas em qualquer situações de sua vida
MAS COMO MANTER OS FUNCIONÁRIOS MOTIVADOS?
Através dessa pergunta que as empresas perceberam que a principal ferramenta para o alcance da motivação de seus cooperadores é a liderança.
A liderança é o principal responsável pela formação, andamento, desenvolvimento e crescimento da equipe.
Mas construir e manter uma equipe motivada e focada em resultados é uma tarefa que exige muito de um líder. Para alcançar esse objetivo o líder precisa ter entre outros atributos uma visão sistêmica aguçada, um grande poder de negociação e persuasão, empatia, ser justo e principalmente saber dar e receber FEEDBACK, sendo esse último o ponto principal para a motivação da equipe, pois um feedback bem dado contribui grandemente para o crescimento e desenvolvimento de uma equipe.
A estrutura de liderança mais encontrada no Brasil atualmente é a liderança participativa e pouco “delegativa”, nossos líderes ainda colocam demais a “mão na massa” e deixam de lado sua importância estratégica dentro do grupo.
O líder do futuro terá todas as atribuições citadas acima, mas seu principal atributo será o de saber formar pessoas, formar de modo que o líder consiga se afastar do processo sem que ele sinta a sua falta, ou seja, o processo não fica mais dependente do líder para ter um bom andamento, somente então o líder conseguirá exercer seu papel estratégico, conseguir buscar o melhor desempenho do processo trabalhando de forma estratégica e planejada e esplorar o melhor de cada pessoa.
Mas a tarefa não é tão simples assim, pois o líder somente conseguirá se tornar um LÍDER DO FUTURO após conquistar sua equipe e para isso ele terá que servir de exemplo para todos. E para ser considerado um exemplo ele tem que buscar seu próprio equilíbrio mental, espiritual, físico e emocional, senão, como cobrar isso de seus colaboradores?
As empresas estão acordando para essa nova realidade e começando a investir em treinamentos para seus líderes, porem não basta apenas o esforço das empresas a ATITUTE precisa partir das pessoas, pois essa nova disciplina precisará ser seguida também na vida pessoal de cada um.
Eu estou disposto a enfrentar os sacrifícios para me tornar um líder do futuro e você?
ENTÃO VAMOS NESSA?
Grande abraço todos!  
Mateus Arantes  


Um comentário:

  1. Meu sempre amigo Mateus,
    Ser Líder do Futuro não é uma tarefa fácil! Além dos seus próprios paradigmas, temos que vencer as barreiras que tantos insistem em criar, muitas vezes, sem saber ao certo a razão.
    Mas acredito em você, no seu potencial, e assim como eu, você busca se desenvolver sempre.
    Torço por você, só não falo sempre pra você não ficar ainda mais topetudo!!! rsrsrsrs
    Um forte abraço e boa sorte na Vida, SEMPRE!
    Lastosa

    ResponderExcluir