sexta-feira, 24 de setembro de 2010

ATITUDE PARA O DESENVOLVIMENTO



Boa noite, prezados amigos.
Venho falar de um assunto que é contraditório e polêmico ao mesmo tempo. É um assunto que me incomoda extremamente e, com certeza, incomoda muitos de vocês.
O tema que trago para discussão é sobre o comodismo e falta de atitude de muitas pessoas para com o desenvolvimento pessoal e do país. É muito comum encontrarmos pessoas que reclamam de seus empregos, salários, chefes, condições sociais, etc. O que não faltam são motivos para reclamar. O que é mais engraçado é que quem reclama sempre se faz de vítima, são sempre os coitadinhos, sempre colocando a culpa nos patrões, governantes, família e no sistema.
Conheço alguns casos como esses e sempre me pergunto: o que essas pessoas fazem para melhorar a situação?  Pois é, a resposta geralmente é a mesma: NADA.
Incomoda-me muito ver as pessoas reclamando de tudo quando o problema, na verdade, está na falta de ATITUDE delas. Um dado extremamente interessante que comprova o que estou dizendo são os resultados de pesquisas que mostram que o número de vagas sem pessoas capacitadas para ocupá-las está crescendo a cada dia.
   Sabemos que moramos em um país que não nos dá tantas oportunidades e opções para investirmos em nossa educação, mas para muitos dos cargos que estão sobrando no mercado as exigências não são tão grandes assim e, para muitos deles, o governo oferece capacitação gratuita. Um exemplo de empregado extremamente procurado no mercado e onde se encontram poucos “bons” profissionais é a profissão de mecânico e eletricista industrial que, inclusive, tem grande demanda na região em que moramos.
                Para muitas dessas pessoas não faltam oportunidades, mas sim ATITUDE e VONTADE de buscar seus objetivos, pois é muito mais fácil reclamar do que agir.
   Todos esses fatos que citei me deixam muito triste, pois estamos falando de um país que possui todos os recursos para tornar-se de primeiro mundo, mas ainda faltam duas coisas extremamente importantes para chegarmos lá, são elas: competência dos governantes, honestidade e principalmente ATITUDE da população, pois se tivéssemos ATITUDE para buscarmos o conhecimento, teríamos capacidade analítica apurada para escolhermos melhor nossos governantes, conseguiríamos nos desenvolver profissionalmente tornando as empresas cada vez mais competitiva e trazendo grandes frutos e desenvolvimento para o país.
 Sendo assim, a mensagem que fica é: TENHAMOS MAIS ATITUDE NA BUSCA DO CONHECIMENTO, pois somente assim teremos o DESENVOLVIMENTO.

Mateus Arantes

Um comentário:

  1. Mateus, Boa Noite!
    Cá estou, conforme promessa, lendo seu texto e muito orgulhoso de receber seu convite para aqui frequentar.
    Comungo da mesma opinião e quero somente reforçar sua ideia.
    Perceba grande diferença entre AMBIÇÃO e GANÂNCIA. Ganância é querer algo que é dos outros, desprezível, inaceitável. Ambição é querer algo melhor para si, família, círculo social e mundo de forma geral.
    Precisamos de VONTADE, ATITUDE e AMBIÇÃO, concorda?
    Forte abraço desse amigo que está orgulhoso de vê-lo como escritor,
    Gustavo Lastosa

    ResponderExcluir