sexta-feira, 10 de setembro de 2010

"A necessária soneca"

Olheiras, sonolência, baixa produtividade e mau humor. Não é preciso ser um especialista para reconhecer os efeitos imediatos daquela noite ‘mal dormida’. Fundamental para a consolidação da memória e do processo de aprendizagem, o sono também é uma das principais atividades para o controle do estresse. Além de atuar na prevenção de problemas como depressão e distúrbios respiratórios, dormir bem é essencial para o bom funcionamento do coração.


Segundo um estudo publicado na revista Sleep, dormir pouco ou além da cota diária pode aumentar os riscos do individuo desenvolver doenças cardíacas. Por meio da análise dos dados de 30.397 adultos, a pesquisa avaliou que esse risco era 2,2 vezes maior nas pessoas que afirmaram dormir cinco horas ou menos por noite (cerca 8% dos participantes), quando comparados aqueles que dormiam cerca de sete horas por dia.                                                                               (Por Carolina Beu)

Então amigos, como vimos no texto da Carolina, dormir pouco é prejudicial assim como dormir muito, mas como controlar isso nesse mundo louco em que vivemos, cada vez mais engolidos pela correria do dia-a-dia, sempre em busca da realização profissional, mas temos que ter consciência de que estamos trocando nossa saúde por dinheiro, dinheiro esse que muitas vezes não vem. É muito louco isso né, mas infelizmente é a realidade do brasileiro.



O fato é que devemos estudar, trabalhar e correr na busca dos nossos objetivos, mas também devemos reservar um tempo para o nosso corpo, senão você se realiza profissionalmente, ganha muito dinheiro e tem que gastá-lo com sua saúde, isso se você tiver sorte.



É tudo muito louco, mas a base da nossa vida é o planejamento e com o mundo globalizado e corrido no qual vivemos até para tirar aquela "sonequinha" temos que nos planejar.



Grande abraço a todos, tenham uma ótima noite!



Mateus

Um comentário:

  1. Oi amigo...pois é...sinto uma diferença danada quando não durmo direito...o dia fica mais difícil, a paciência diminui. Realmente os malefícios do sono é mais uma coisa para administrarmos.

    ResponderExcluir