terça-feira, 14 de setembro de 2010

POLO DE SAÚDE E A ENFERMAGEM

Não sei se você que nos lê sabe, mas nos vivemos em um pólo de saúde, isso mesmo Ribeirão Preto, é um pólo de saúde nacional. As maiores e melhores faculdades de medicina estão aqui. Você que freqüenta os postos de saúde da cidade pode até discordar de mim, mas não é sobre isso que eu quero comentar, e sim sobre falso sonho que se instala aqui em decorrência deste fato. Eu conheço uma pessoa, que é muito querida, que cursou enfermagem durante quatro anos com uma dedicação invejável, ela estudava na parte da manhã e fazia estágio em dois Hospitais no restante do dia. Bom quatro anos se passaram, e ela concluiu o curso, ai todos vocês acham que eu iria começar a contar toda a trajetória de sucesso dela, ledo engano. Fui visitá-la há alguns dias, e ela me contou que esta com dificuldades de encontrar emprego, se você cursa ou cursou Administração como eu, você provavelmente esta pensando que é preciso saber se posicionar no mercado, ter o famoso QI, (para aqueles que não sabem Quem Indica) para poder se colocar no mercado, mas se você a conhecesse como eu, saberia que talvez a única coisa que falta é o QI, ai se você é um profissional de Recursos Humanos, você dirá “mas é o essencial”, mas ai eu começaria uma outra historia, a historia do marido de uma amiga de trabalho que também é enfermeiro, (com QI), mas que também esta com dificuldades de conseguir se colocar no mercado.
O fato insisto eu, “RIBEIRÃO PRETO É UM POLO DE SAÚDE”, pessoas desta área deveriam pelo menos conseguir se colocar no mercado, pois o sistema público de saúde ainda deixa a desejar, por vários motivos, um deles, a falta de profissionais, vejam, eu não falo de pessoas com baixa escolaridade, falo de menos de 8% da população, (porque é este o percentual de pessoas no Brasil que tem ensino superior), agora imagine deste percentual o percentual de estudantes de enfermagem.
As pessoas que cursam enfermagem em Ribeirão esperam no mínimo estar no mercado ao final do curso. É preciso que a prefeitura junto com as instituições privadas façam algo a respeito, porque os cursos continuam, e mais pessoas ficarão na mesma situação.
Ai eu penso “POLO O CAR....”. Teríamos que servir como exemplos e na maioria das vezes me envergonha as coisas que acontecem no sistema de saúde Ribeirão-pretano.
Lucas Pinheiro

Um comentário:

  1. Nossa Lucão....pra quem não fala muito ... os dedinhos escreve muito bem.....rss....

    1º comentis.....

    Beijão

    Glenda

    ResponderExcluir