terça-feira, 21 de setembro de 2010

"PROGRESSÃO CONTINUADA"

Vocês sabem o que significa progressão continuada? Tentarei explicar de forma simples e clara. O Governo preocupado com a evasão escolar e com o alto número de repetência adotou o sistema de “Progressão Continuada” que consiste no Seguinte: o aluno com dificuldades e que provavelmente repetiria o ano, não repete mais, ele é acompanhado por um outro professor em um outro período, para ter aulas de reforço, para melhorar o seu desempenho, o discurso do governo é que a repetência desmotiva os alunos. 
No estado de São Paulo, o Conselho Estadual de Educação instituiu o regime de progressão com a possibilidade do ensino fundamental ser organizado, em um ou mais ciclos. Objetiva-se com a progressão continuada um novo tratamento para o processo de avaliação na escola. Perdem sentido as expressões habituais de "aprovação" e "reprovação" e entram os conceitos de progressão, aprendizagens diferenciais e desenvolvimento global. A avaliação transforma-se então num instrumento-guia essencial para a observação da progressão do aluno (CEE 119/97). Conforme a LDB 9394/96 e o regime de progressão continuada, a avaliação do rendimento escolar do aluno deverá ser realizada periodicamente pelo professor, devendo o aluno concluir o ensino fundamental, em no máximo dez anos, podendo repetir o ano apenas no final de cada ciclo (4ª e 8ª série) e por faltas, em qualquer série (Edna Rosa Correia Neves).
Então, até agora está tudo bem, mas que a verdade seja dita. O que está acontecendo na verdade é que as crianças não estão demonstrando o menor interesse pelos estudos, vão às aulas somente pela presença ou então porque os pais os obrigam. Minha mãe é inspetora de alunos em uma escola pública, e ela relata que quando o aluno é indagado sobre a sua participação em sala, este simplesmente diz “não estou nem ai, ao final do ano irei passar de ano de qualquer jeito”. E na 4ª ou 8ª séries onde poderiam repeti-lo para finalmente fazê-lo aprender algo, os pais vão até a escola e pedem para que seus filhos não reprovem. Isso me revolta duas vezes, porque talvez você não saiba mas estado gasta mais com um presidiário do que com um estudante, será que quem comete crimes é melhor do que quem estuda, será que esta tal "progressão" é para diminuir ainda mais os custos com os estudantes? E também me revolta um pai pedir que seu filho não aprenda nada, será que ele não vê que está prejudicando o mesmo a longo prazo. Agora peço eu que imaginem o Brasil daqui a 10 ou 20 anos, como seremos? O que traz desenvolvimento para um país são os jovens, se não investirmos neles o Brasil não terá futuro.
E o Brasil entrará na era da “REGRESSÃO CONTINUADA”.

Lucas Pinheiro

Um comentário:

  1. Bom, isso é uma coisa que incomoda a todos nós, mas vamos abrir as nossas mentes e enchergar a verdadeira realidade. Para o aluno que realmente quer aprender, não existe dificuldade que faça com que ele reprove, basta ele se esforçar, interrogar o professor, pois o mesmo esta ali disposto a ensinar. Só existe um impecílio, o aluno que não quer nada com nada, este sim atrapalha o aluno que quer aprender, atrapalha a sala a progredir, enfim, é um chute no saco!
    O que temos que entender, é que o governo não tem obrigação de fazer com que os alunos estudem. Este aluno problemático está prejudicando a si próprio, vai concluir o 2º grau, porem não vai ser ninguem na vida. Já o aluno que realmente estuda, vai conseguir um emprego bom, vai passar em concursos, só tem a ganhar.
    Agora imaginem se fosse diferente, o aluno que não tem interesse vai reprovar sempre e além de ser um "PREJUIZO" ele vai atrapalhar sempre o aluno que tem interesse de aprender. Concluindo, daqui 10 ou 20 anos eu imagino uma sala de primário com pessoas de 18 anos!
    O futuro do Brasil está nas mãos dos jovens, então cabe aos jovens fazer esse futuro acontecer !
    Um grande abraço a todos.

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