quinta-feira, 16 de setembro de 2010

SUS


Recentemente fiz uma atividade na faculdade que comecei a enxergar o Sistema Púbico de Saúde (SUS) do Brasil de outra maneira, pois a visão que temos de inicio é de um sistema falho, mal planejado e por isso não consegue fornecer atendimento adequado a todos.
A principio também pensava dessa maneira, porem a correria do “dia-a-dia”, às vezes não nos deixa enxergar alguns pontos importantes nesse sistema.
O SUS é referencia mundial na saúde, a ponto de o presidente norte-americano (Barack Obama) visitar nosso país apenas para entender como funciona esse sistema, pois os EUA não possui um sistema único de saúde, apenas convênios médicos. Outro ponto importante é o tratamento intensivo que o SUS oferece para pessoas com doenças como AIDS, Diabetes, Câncer, fornecimento gratuito de prótese, onde inclui também TODA medicação gratuita, sei que não é fácil conseguir isso, mas isso é assunto para daqui a pouco.
O SUS hoje atende pouco mais de 1 milhão de pessoas  por ano, fornecendo todos os tratamentos acima citados e vários exames que auxiliam no tratamento de doenças sem custo algum para o paciente, porem sabemos que as coisas não fluem tão bem assim. "Poxa mas se temos um sistema praticamente perfeito que é copiado por alguns países do mundo por que temos tanta reclamação na saúde publica?" Bom esse é o grande detalhe, pois o problema não esta no sistema, mas sim nas PESSOAS que atuam, administram e utilizam esse processo. Vamos pensar, temos médicos e enfermeiros com carga horária elevada e com salários defasados, equipamentos que não funcionam corretamente e para piorar existem pessoas que vão todos os dias no hospital sem necessidade, assim atrasando o atendimento de quem realmente precisa.
Estamos falando de um serviço totalmente estressante e como já foi dito mal remunerado, onde a administração e totalmente corrupta. Gostaria de saber qual pessoa trabalharia motivado em um ambiente desses?
A mensagem que gostaria passar para vocês é que o problema não esta no sistema, mas sim nas pessoas que trabalham, administram e utilizam o SUS. Bom gostaria de deixar 3 mensagens para refletirmos
1.       Usar o sistema publico quando realmente precisarmos
2.       Conhecer nossos direitos
3.       Votar consciente e saber cobrar nossos direitos
Se nós e os GOVERNANTES começarmos a ter consciência dos problemas que temos, já será um grande passo o desenvolvimento.

Um grande abraço a todos

Gustavo Pires

Um comentário:

  1. Ola a todos! Tomando conhecimento destas ideas postadas pelo amigo Gustavo Pires, cheguei a mesma conclusão que o caro amigo. O principal motivo de que ele esta coberto de razão, é que a exatamente 2 anos atrás eu fui vitima de um problema na região lombar, onde caracterizou se a existência de uma hérnia de disco, na é poca eu era conveniado São Francisco Clinicas onde fui mal atendido por uma especialista na área e tive sérios problemas para entrar com o processo de acidente de trabalho, haja visto que a minha hénia caracteizou se por levantar excesso de peso no trabalho. No entanto, tendo fracassado em ser bem atendido pelo meu convênio, procurei o SUS para ser atendido, onde fui muito bem orientado pelo famoso Doutor Taboada que me auxiliou em todo o processo de abertura do c.a.t e me encaminhou rapidamente para a realização de exames caríssimos que meu convênio se recusou a fazer. Portanto a conclusão a que cheguei é a mesma do ilustre amigo Gustavo, ou seja, a ideia e o serviço prestado são excelentes, porem, as pessoas contratadas, por motivos diversos, deixam a desejar no atendimento e na prestação de serviços. Finalizando, deixo aqui tambem a minha opinião de que as pessoas devem ter consciencia na utilização dos serviços prestados pelo S.U.S, utilando o apenas quando necessário e dando valor sendo educados com os servidores públicos que la trabalham, pois eles ja tem problemas demais para resolverem ganhando um baixo salário. Um grande abraço a todos!!!

    ResponderExcluir